segunda-feira, 30 de maio de 2011

DEFICIÊNCIA MENTAL


O traço mais marcante nas pessoas com deficiência intelectual é a rigidez comportamental, esta característica é explicada quando entendermos que “a inteligência é a capacidade de adaptação a novas situações”, por isso, a rotina representa segurança, evitando a ansiedade. Nesta perspectiva é indispensável estabelecer rotina, introduzindo de forma lenta e gradual as situações e conhecimentos novos, sempre usando ordens curtas, claras, objetivas, pausadas e retomadas sempre que perceber necessidade, pois a viscosidade do pensamento do sujeito com deficiência mental provoca uma falsa equilibração, isto é, em alguns momentos parecem saber em outros, não, portanto a retomada é imprescindível para que o conhecimento venha à tona e para que se possa aos poucos ir introduzindo situações mais complexas.
Nas relações sociais, pessoas estranhas ao convívio podem desencadear reações de resistência e intolerância. Desde os primeiros atendimentos a busca pela troca de afetividade e confiança é fator primordial, através do vínculo, que o sujeito estará aberto para aprender. Fernandez nos coloca numa sábia frase. “não aprendemos de qualquer um, aprendemos daquele a quem outorgamos a confiança e o direito de ensinar, e esta afirmação serve para todos.
Outra característica do sujeito com DI é a dificuldade na tomada de decisão, para exercitar é interessante propor jogos em duplas em que tenham que posicionar-se, nunca devemos tomar decisões por ele, mesmo que ele demore para fazê-la, mas instigá-lo a pensar. A diminuição da capacidade de estabelecer relações entre fins e meios (meta-cognição) também é uma característica marcante, por isso, a importância de trazer atividades relacionadas à vida diária e autonomia.
Acredito que tanto para alunos com deficiência mental quando aos “ditos normais” a criatividade e a diversidade de recursos e estratégias são fomentadores da aprendizagem e que como cada sujeito tem seu estilo próprio de aprender, esta diversificação irá contemplar as diversas peculiaridades de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário